A Via-RS vai encerrar suas atividades: a importância da propriedade de um (ótimo!) servidor de hospedagem :: Blog :: Criação de Sites Porto Alegre, Aplicativos & Loja Virtual - Quarto Distrito
A Via-RS vai encerrar suas atividades: a importância da propriedade de um (ótimo!) servidor de hospedagem

A Via-rs, outrora pioneira e líder no mercado de servidor de hospedagem e serviço de e-mails (endereço eletrônico) irá encerrar as atividades em aproximadamente 90 dias. Ocorre que esse serviço, muitas vezes ignorado pelos empreendedores e tendo apenas o "preço" como balizador de escolha (que nem sempre é feita pelo empreendedor e sim pelo prestador de serviço) possui uma importância fundamental para qualquer serviço hospedado na internet e o relacionamento deste serviço (site, loja virtual, sistema) com o seu cliente final.

Em nosso mercado, costumamos rotular a solução que nós produzimos como um carro esportivo de alto luxo vermelho com um cavalinho no capô e o servidor de hospedagem como o combustível que o supracitado carro terá para correr. É a mais fácil analogia, pois imagine nós produzirmos um excelente projeto para sua empresa e o seu cliente não entender o porquê de o código carregar lentamente ou carregar parcialmente.

Nossa experiência de mercado demonstra que muitas vezes a escolha por um servidor é feita apenas pelo "preço" e não pelo "valor" técnico que ele possui. Vamos então sugerir alguns pontos os quais você jamais deverá negligenciar para que não possua as dores de cabeça mais diversas no tocante ao servidor de hospedagem e de e-mails:

1. Suporte: é imprescindível que você, antes de contratar, converse com o suporte técnico da empresa que abrigará seu servidor virtual e verifique a qualidade do serviço de suporte prestado. Aqui você não precisa ser um técnico pois resolver dúvidas para não-técnicos é uma obrigação do servidor. Agora, se eles lhe atendem somente em inglês com sotaque indiano, suspeite.

2. Reputação: existem diversos sites de reclamações bem como o próprio google ou outro buscador de conteúdo de sua preferência que irão demonstrar a reputação do servidor. Situações como cobrança abusiva, falta de serviço, queda na disponibilidade do serviço são existentes mas o modo como a empresa de hospedagem resolve isso é fundamental para um bom relacionamento com seu usuário que é, ao final, o mercado. Uma dica interessante que verificamos é a questão das redes sociais: Facebook e Twitter são redes em que muitos servidores estão incluídos e com comentários e avaliações de situações em aberto para qualquer um interagir. Verifique com os usuários que já estão pagando por esta solução o melhor caminho a seguir no sentido de comprar ou não uma conta no servidor em questão.

3. Propriedade do Servidor: é muito comum o cliente ser completamente leigo no sentido técnico para escolha do servidor. Isso é compreensível e esperado, mas certos conceitos jurídicos como posse e propriedade devem ser levados em conta neste momento. Algumas empresas e/ou profissionais não atrelados a um CNPJ muitas vezes costumam vender um serviço em conjunto: a manutenção do projeto desenvolvido mais a hospedagem, ou um pacote com o projeto, manutenção e site, diluído em N parcelas. Porém, em caso de desacordo comercial, o contrato vislumbra como será feita a rescisão ou distrato? Nossa sugestão ANTES DE QUALQUER CONTRATAÇÃO é deixar isso claro: você, cliente, deverá ser o proprietário da conta de hospedagem e você irá pagar diretamente ao servidor a quantia por eles proposta dentro dos requisitos que o técnico requerer (certificados, espaço em disco, tráfego, etc). Assim sendo, ocorrerá num futuro rompimento entre as partes a impossibilidade de a parte contratada utilizar a posse do código como barganha para manter um contrato que pode estar sendo oneroso ao contratante (cliente, no caso, você).

Não obstante um artigo um pouco alongado, tendo os cuidados acima e mantendo uma política de back-ups dos seus arquivos e dados junto ao servidor de hospedagem, a possibilidade de uma dor de cabeça é bastante reduzida.

Que tal nos chamar agora no WhatsApp e conversarmos um pouco sobre suas dúvidas? Clique aqui

Será um prazer te atender!

Quarto Distrito Soluções Digitais